Categorias
Negócios

Sustentabilidade e ética dão sentido ao trabalho

Sustentabilidade e ética dão sentido ao trabalho

Sustentabilidade

Um dos principais desafios de novos líderes será mostrar aos comandados que o trabalho de sua equipe faz sentido. Duas palavras nortearão esse aprendizado: ética e sustentabilidade.

Para atrelar valor ao processo produtivo, será necessário rever atitudes que não condizem com o discurso oficial da empresa e focar na sustentabilidade do negócio. “Valores não são uma crença isolada, eles necessariamente demandam ação”, afirma Marco Zanini, professor de liderança da Fundação Dom Cabral. “Liderar baseado em valores é gerenciar atrelado a um norte estratégico ao qual se chega por consenso e coalizão do time.”

O mercado tende a exigir meios mais éticos para obtenção de resultados, “coerentes com a preservação dos valores humanos e das relações”, concorda Célia Marcondes Filho, diretora de educação executiva da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Para Zanini, a cultura brasileira ainda está calcada na desigualdade na gestão de pessoas, pois subordinados são tratados como inferiores. “A inclusão social nas organizações demandará mudança de consciência”, afirma.

Nesse contexto, relacionar-se bem ganhará uma dimensão ainda maior. “A geração Y já preza mais pela dignidade que pelo emprego, seja devido à proteção dos pais ou à autoconfiança”, avalia Marcondes Filho. “Ninguém suportará ser maltratado por um chefe.” A tarefa de quem exerce a liderança é usar o conhecimento de cada um em favor do todo, comenta Eunice Rios, diretora de recursos humanos da Embraer.

NEGÓCIO BOM

O Bicbanco colheu bons frutos após adotar o código de conduta Movimento Azul. “Não damos crédito nem investimos em empreendimentos com comportamentos condenáveis”, explica Edênio Nobre, diretor-executivo de administração e RH.
“Nossas relações com banqueiros estrangeiros e organismos multilaterais cresceram dez vezes depois que formalizamos a estrutura de governança corporativa, há cinco anos”, comenta. (LS)

O engenheiro Luciano Kalil, 36, participou do programa Futuros Líderes, da Embraer. Lá, comandou uma iniciativa na área de sustentabilidade. “Analisei processos de tecnologia da informação que podiam ser otimizados”, conta. Ele reduziu para 5 os 77 equipamentos existentes, o que economizou espaço e energia elétrica.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *