Categorias
Artigos

Professor: 5 conceitos inovadores para melhorar as suas aulas

5 conceitos inovadores para melhorar as suas aulas
1 – Self-learning

Os jovens atuais possuem acesso fácil à internet e, consequentemente, a uma possibilidade imensa de descobrir novas informações. Por isso, professores devem incentivar a absorção de conteúdos por si só, ou seja, o self-learning. Estudantes não precisam aprender somente enquanto estão na sala de aula: é possível conhecer coisas importantes mesmo navegando na internet.

2 – Sala de aula invertida
Com a sala de aula invertida, também conhecida por flipped classroom, professores instigam alunos a aprender e ter novas ideias com conteúdos fora da sala. Enquanto eles têm acesso a vídeos, textos e exercícios em casa, eles vão para a aula somente para tirar dúvidas e conversar com o professor. No caso, não é necessário aplicar a ideia completamente nas suas aulas, mas é possível transferir alguns assuntos que seriam dados em sala para os estudos em casa.

3 – Gameficação
Em algumas instituições ensino norte-americanas, a inserção de jogos na educação já está presente nas salas de aula. Games são uma ótima ferramenta para interagir com os alunos de maneira criativa e que chame a atenção. Por isso, procure por jogos e aplicativos que ensinam enquanto divertem.

4 – Redes sociais
Por mais que alguns professores não sejam muitos fãs de redes sociais, é interessante aproveitar os benefícios que elas podem trazer para o aprendizado. É possível grupos de discussão, criar um canal de comunicação aberta entre alunos e professores e utilize hashtags para conversarem entre si sobre assuntos dados em sala de aula.

5 – Design thinking
O design thinking é uma estratégia importante tanto para alunos quanto para profissionais. Nela, desenvolve-se a capacidade de resolver problemas, analisar situações, combinar informações diferentes e exercer a empatia. Proponhas problemas fictícios e crie grupos de alunos para tentar resolvê-los.

Fonte: Universia Brasil       Publicado em 08/04/14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *